terça-feira, 5 de abril de 2011

A AVENTURA DAS HORTAS

Para nascer, se desenvolver e dar frutos, uma plantinha tem de ser semeada, cuidada diariamente, e os frutos devem ser colhidos na hora certa, podendo ser aproveitados como alimento. Esta é uma das facetas do projeto Hortas Escolares Sem Agrotóxicos, desenvolvido por mais de 15 anos em Itu.

Mas, o projeto oferece muito mais: a partir do elemento horta, vivo e dinâmico, a equipe da Associação Ituana de Proteção Ambiental (AIPA) desenvolveu propostas educacionais práticas de trabalho em sala de aula e fora dela - que ajudam a desenvolver a percepção e observação através de atividades com terra, plantas, hortaliças e insetos. Envolvem a educação artística, a contagem, alfabetização e identificação.

Na horta, com as crianças e professoras, a equipe da AIPA criou atividades lúdicas e práticas facilitando a visualização dos fenômenos biológicos e naturais com o preparo dos canteiros, semeadura, manejo da horta, transplante e colheita.
Um dos grandes momentos do trabalho com a horta é a colheita que é aproveitada na elaboração da merenda escolar. Muitas crianças passaram a comer na escola algumas hortaliças que não consumiam em casa. O motivo: elas haviam plantado e cuidado.

Complementando o trabalho nas escolas, a equipe da AIPA desenvolveu durante alguns anos o curso de Capacitação em Horta Orgânica, aberto a todos os públicos. Um sucesso.

Tudo isso inspirou o livro "HORTAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL", a ser lançado, em breve, pela Peirópolis.

Um comentário: