quinta-feira, 27 de junho de 2013

CALENDÁRIOS DA NOSSA HORTA


Atividades do Programa "Hortas Escolares Sem Agrotóxicos" 
da AIPA, em 1996, na Escola Pinguinho de Gente, em Itu.

"Olá! Me chamo Vera Alice Salustiano, sou professora da rede municipal de educação infantil em Campinas (SP), e fiquei maravilhada com seu livro sobre hortas. 
Não me lembro onde o vi pela 1ª vez, mas foi adquirido pela escola no ano passado, quando iniciamos nossa sonhada horta, e tem sido nossa "Bíblia" do Projeto Horta.
Estou sugerindo as atividades para as colegas, e gostaria de ver um modelo (se houver) do calendário da horta, pois não consegui fazer algo que me satisfaça, e tenho pouquíssimo tempo para elaborá-lo.
Lamento profundamente que esse projeto maravilhoso tenha sido encerrado em Itu, e adoraria receber mais sugestões e informações, se possível.
Muito obrigada, abraços e parabéns pelo trabalho!"

Além de nos deixar felizes, este e-mail da professora Vera Alice Salustiano despertou uma suposição. Se é uma dúvida na escola dela, outras quererão saber

Com a autorização para compartilhar a mensagem, fui ao arquivo de fotos do programa "Hortas Escolares sem Agrotóxicos" da Associação Ituana de Proteção Ambiental (AIPA), nossa base para o livro "Hortas na Educação Ambiental" (Silvia Czapski e Maria Célia Bombana, com consultoria de Marcelo Mattiuci, Ed. Peirópolis, 2011), mencionado pela professora de Campinas.

Puxando pela memória e revendo as imagens, fui lembrando algumas formas de desenvolver a atividade com as crianças nas escolas ituanas. Mas a mesma atividade também pode ser feita em casa, sendo fácil adaptá-la para trabalhar com uma única criança!

VAMOS FAZER UM CALENDÁRIO PARA NOSSA HORTA???

Para planejar essa atividade, precisamos considerar a faixa etária das crianças e momento escolar, portanto, nas condições que terão para realizar/acompanhar a atividade.

Criatividade e convite à participação são as palavras-chave para fazer o calendário, que pode ser desenhado pela professora, ou professor, com acompanhamento das crianças.... ou pela classe (individualmente ou em grupo), dependendo do estágio escolar.

Como materiais:
* uma grande cartolina (ou várias emendadas), que será colada na parede,
* pincéis atômicos (também dá para usar canetas ou lápis) se possível de várias cores.
* no desenvolvimento do trabalho, poderemos usar materiais de colagem, desenho ou outros.

Montagem do calendário

Imaginar um calendário onde cada dia tem um espaço ("quadrado" ou "retângulo") para anotações, desenho ou colagem em cada dia. Eis algumas possibilidades: 

* representar todo o mês, como no exemplo abaixo.

* fazer somente um cartaz por semana a cada vez (primeira linha somente), porém guardando sequencialmente os cartazes, para que as crianças possam rememorar.
* deixar um "quadrado" por semana (março- semana 1 / semana 2 / etc)
* Escolher uma atividade específica, que será acompanhado, tornando-se o tema do calendário, ou de uma "linha do tempo":


Sugestões para desenvolver a atividade

Calendários são "marcadores de tempo", que nesse caso usaremos para rememorar com a classe o os eventos da horta.

O ideal é escolher um momento do dia, ou da semana, para discutir com a turma o que se fez. Por exemplo, a semeadura, o surgimento de lagartos na rúcula (que podemos coletar, para acompanhar a transição até que se transformem em borboletas), a retirada dos matinhos, a colheita da cenoura, ou a transformação do que se colheu em uma deliciosa salada.
O que fazer com as informações? Podemos sistematizar na forma de texto (palavras-chave ou pequenas frases), ou fazer desenhos.
Por exemplo, no dia 5 do mês, o canteiro foi preparado para o plantio das cenouras. Para educação infantil, pode-se desenhar o canteiro sendo preparado no espaço daquele dia, ou pedir que as crianças desenhem, sorteando um desenho que será colado no local (atenção para estimular a criatividade, mas evitar a competição). 

Nunca esqueça que a criatividade é o limite, respeitando-se o momento do grupo em questão: cada criança, ou grupo de crianças, pode transformar um caderno simples em "agenda da horta", com uma página por dia ou semana (marcar o dia, ou semana, no alto da página), onde representará os eventos do dia (desenho, colagem, escrita).

Os resultados poderão ser compartilhados, numa exposição dos trabalhos na classe, em espaço comum da escola, ou mesmo na feira de ciências.

Para os mais velhos, também dá para produzir a agenda da horta, em que cada um anotará a programação do que será preciso fazer para manter a horta viçosa e produtiva. Com horários para a rega, e assim por diante.

Se você tiver outras sugestões, dúvidas ou quiser compartilhar resultados, sinta-se à vontade para mandar seu comentário. Novas ideias deixam-nos felizes! (Silvia Czapski)


Nenhum comentário:

Postar um comentário