quarta-feira, 6 de abril de 2011

EXPECTATIVA, VIVÊNCIA

"Espero que este livro, que traduz uma vivência de tantos anos da AIPA, contribua para tornar mais gostoso o cotidiano nas escolas, na comunidade ou na residência de quem quer ter sua horta. Para as escolas, em especial, acredito que as dicas simples e práticas ajudarão a implementar os requisitos da Política Nacional de Educação Ambiental, que tornou obrigatória a “EA” – como dizem os especialistas –, não como disciplina à parte, e sim em caráter transdisciplinar, interdisciplinar e multidisciplinar"
Este é o último parágrafo de um texto de Juljan Czapski (pronuncia-se júlian txápski) - o último na área de meio ambiente que ele escreveu, antes de falecer, no início de 2010. É a apresentação que ele fez para o livro "Hortas na Educação Ambiental", a ser lançado em breve.

Fundador e presidente da Associação Ituana de Proteção Ambiental (AIPA) por mais de duas décadas, ele foi médico com especialização em saúde pública, tendo também forte inserção também na área das políticas públicas de saúde (sua biografia também está para sair com o título "O Cavaleiro da Saúde", é uma incrivel história que mais parece romance).

Juljan gostava de relatar vivências que aconteciam nas escolas integradas ao Projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos, que inspiraram esse livro. Como, por exemplo, a história da reação dos alunos que, ao encontrarem o Tio Horto - espantalho que tinham feito dias antes com função de espantar passarinhos - destruido por vândalos.

Incentivadas pela professora a observarem o entorno da escola, as crianças viram equipamentos públicos também destruidos, Fizeram passeata e até um abaixo assinado para o prefeito. Foi uma horta sem agrotóxicos - como o livro "HORTAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL" ensina a fazer - inspirando lições de cidadania! (Silvia Czapski)

Nenhum comentário:

Postar um comentário