segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

FÉRIAS COM ECOLOGIA




Com os feriados de fim de ano cortando a semana, a maioria dos brasileiros está entrando em férias. Aproveite o momento para viajar e relaxar. Mas não esqueça de tomar alguns cuidados, que vão tornar suas férias gostosas e ecologicamente corretas.
- O cuidado começa na hora de fazer as malas. Primeiro prepare uma lista de tudo que poderia levar. Então pense como é o local aonde irá e selecione apenas o imprescindível. Aquilo que você usará mesmo. Assim você evita excesso de bagagem.

- Lembre que, no verão, a regra é usar roupas leves e resistentes. Mas numa caminhada pela mata, é preciso jeans e camisa de manga comprida para se proteger por exemplo dos insetos. Se o sol é forte, não esqueça de um boné ou um chapéu.

- Outra dica é para a escolha da mala. Conforme o tipo de passeio, prefira mochila. É mais fácil carregar. E reaproveite sacos plásticos para acondicionar tudo com cuidado. Assim, nada molhará no caso de chuva. Além disso, as roupas amarrotam menos.

-  Aventura é bom, mas estude o roteiro previamente. E avise alguém sobre a viagem e a data de retorno. Outra precaução é levar um mapa do local a ser visitado.

- Não importa se você vai para a praia ou para o campo. A primeira regra é: mantenha o local limpo. Numa excursão, não esqueça de levar um saco de lixo. Assim você pode guardar tudo que jogaria fora, garantindo a limpeza do lugar.

- Há um lema que todos devem ter em  mente na hora de viajar: Não levar nada além de fotos, não deixar nada além de pegadas, não matar nada além de tempo. Aplique a idéia. Leve uma máquina fotográfica para registrar o passeio sem prejudicar o local .

- Cobras e outros animais são os habitantes de áreas nativas. Quando você encontrar um animal silvestre, pense que está na casa dele. Observe e fotografe só de longe. É que, se chegar muito perto, o bicho pode se sentir ameaçado e fugir, ou então atacar.

- Quem escolheu ir para o litoral, deve ficar alerta. Procure no jornal como está o índice de balneabilidade da praia que você quer frequentar. Ele indica se a água do mar está contaminada, o que pode transmitir doenças graves. Fuja da poluição.

- Repelir insetos pode ser fácil se você levar sachês ecológicos. É só fazer saquinhos com tule e colocar dentro alfazema, arruda ou manjericão. Os pernilongos detestam.


* Lembre de John Lennon, que dizia para darmos uma chance à paz. Entre neste Ano Novo junto à natureza e longe do stress. Pequenas atitudes, como evitar os excessos alimentares, fazem bem ao organismo. Entre nesta nova fase cuidando com carinho de sua ecologia interior. 


OBSERVAÇÃO:
Este é mais um texto sempre atual do
RedeAIPA, serviço de informações ambientais desenvolvido de 1995 a 1997 pela Associação Ituana de Proteção Ambiental, a AIPA, que também criou o programa Hortas Escolares sem Agrotóxicos, em Itu cuja experiência permitiu escrevermos o livro Hortas na Educação Ambiental: na escola, na comunidade e em casa)

Um comentário: