quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

DICAS CASEIRAS PARA
ESPANTAR INSETOS

Verão, chuvas (tomara que na medida certa!) e - com o atual desequilíbrio ambiental, muitos insetos perderam o seu predador natural, começam a invadir nossas casas: moscas, mosquitos, pernilongos e baratas. Vamos compartilhar receitas caseiras, menos prejudiciais ao meio ambiente, para combater esses "invasores"?  

Essas dicas foram compiladas pela Associação Ituana de Proteção Ambiental (AIPA) em 1995. Continuam mais que atuais:


=> Prevenir é a primeira dica. Para evitar a presença de baratas procure  vedar qualquer buraco ou fresta na cozinha. Não esqueça de colocar pesos sobre os  ralos à noite. Assim eles não podem subir pelo encanamento do esgoto. Outra idéia  são sachês feitos com folha de louro. Coloque na gaveta e no armário. A barata fica longe.

=> Tem ainda um veneno caseiro para acabar com a barata. É só pegar meio copo de cerveja e misturar com quinze gramas de ácido bórico e uma cebola pequena bem picadinha. Depois basta distribuir o líquido em tampinhas de garrafa e espalhar pela casa. Procure deixar em locais estratégicos por onde passa o inseto. Repita após uma semana. O melhor  é que  as baratas não aparecem mortas pela casa. É que a mistura dá sede e o inseto vai buscar água nos esgotos e morre por lá.

=> Se você não quer pernilongos em casa, a primeira  regra é acabar com focos de água parada. Em terrenos baldios, coloque um pouco de óleo queimado ou creolina nas poças de água. Outra boa idéia é colocar tela na janela para impedir que entrem. Pedaços de cânfora queimados também espantam estes insetos.

=> Inseticida caseiro que acaba com pernilongo não tem segredo. Use 750 mililitros de gasolina e 250 mililitros de querosene. Depois misture um pouquinho de cânfora. Para completar acrescente quinze bolinhas de naftalina. Deixe a misture descansar por quinze dias e pulverize usando uma bomba.

=> Uma excelente maneira de espantar moscas é deixar ramos de ervas aromáticas espalhados pela casa. As moscas detestam losna, arruda, hortelã, cebola e alho. Uma outra idéia é plantar estas espécies próximo às aberturas da casa. Crianças vão adorar participar dessa atividade!!

=> Tem outro inseticida caseiro que acaba com as moscas. É só misturar ácido bórico, açúcar, pó de carvão ou café. Depois coloque em locais altos. Outra opção é leite com pimenta. Misture e deixe num pires. Espanta as moscas que pousam na comida.

DICA FINAL
Apesar de menos tóxicos que os comprados, os inseticidas caseiros devem ficar longe do alcance de crianças (e animais domésticos).
Mas crianças podem adorar participar diretamente nas ações preventivas. E não se esqueça: prevenir é melhor que remediar. (Rede AIPA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário