quinta-feira, 9 de junho de 2011

MANDELA E AS HORTAS

"Por anos e anos recusaram meu pedido sem oferecer um motivo, mas acabaram cedendo e conseguimos formar uma hortinha aproveitando um canteiro estreito junto ao muro do fundo. (...)
Plantar uma semente, vê-la germinar, cuidar dela e colher os frutos proporcionava uma satisfação simples, mas duradoura. (...)De certa forma eu via na horta uma metáfora de alguns aspectos de minha vida. Um líder também precisa cuidar da própria horta; também ele semeia e depois observa, cultiva e colhe o resultado. Assim como o hortelão, o líder precisa assumir a responsabilidade pelo que cultiva; tem de trabalhar direito, procurar afastar os inimigos, conservar o que precisa ser conservado e eliminar o que não consegue vingar."

O pessoal da Peirópolis me provocou, semanas atrás, para encontrar gente famosa que tem horta/s (e divulga o fato). Michelle Obama é a bola da vez. Mas também tem Nicole Kidman, Julia Roberts, Alicia Silverstone, as brasileiras Gisele Bundchen e Daniele Suzuki, que encontrei numa busca rápida na internet.

Lembrei então do depoimento acima, que consta num dos belos livros autobiográficos que tive a sorte de ler, do lider sul-africano Nelson Mandela.
Já vi dois livros autobiográficos deste homem que permaneceu 22 anos como preso político na Ilha Robben (segurança máxima), saindo quase diretamente para a presidência da república, na África do Sul. Este, mais "gordo" e cuja capa reproduzo, foi publicado em 1995, tem 508 páginas, poderá ser encontrado apenas em sebos, pois está esgotado.

O que Mandela fala sobre hortas reproduz o que sentimos em Itu, durante o trabalho de 15 anos que agora foi resgatado no livro "Hortas na Educação Ambiental". Baseado numa ação da Associação Ituana de Proteção Ambiental com diferentes públicos, o livro dá caminhos para fazê-la. A prática depende de cada um... ou cada grupo. (Silvia Czapski)

Um comentário: